Inteligência Visual: por que esse blog é importante para você

Olá, tudo bem, sou Miguel, criador do blog Inteligência Visual, e quero lhe fazer três perguntas:

Quer aprender e reter informações com mais facilidade e rapidez?

Quer ser mais criativo e organizar melhor os pensamentos?

Quer comunicar com mais clareza e objetividade seus projetos?

Bem, se estas são algumas das coisas que você tem procurado ultimamente, quero lhe dizer que veio ao lugar certo.

Quer saber por quê? Continue lendo abaixo e veja como o blog Inteligência Visual pode lhe ajudar nessas questões.

Eu não sei se você já tenha se dado conta disso, mas o fato é que vivemos num mundo cada vez mais visual.

Inteligência visual

Vivemos cercados de imagens, fotos, ilustrações, ícones, cores, sinais de todo tipo, por todos os lados, espalhados em outdoors, grafites, banners, cartazes, folhetos, displays, e nas telas das TVs, computadores, tablets e smartphones. Uma revolução visual sem precedentes na história.

Nós mesmos temos ajudado muito nisso com a produção de nossas próprias imagens digitais e com o compartilhamento delas e das que outros postam em redes sociais.

Mas por que tal coisa está acontecendo?

Que a popularização da Internet e o acesso às novas tecnologias têm contribuído fortemente para esse cenário, não há dúvida, mas o que é subjacente a isso, qual a motivação principal das pessoas de seguirem nessa direção?

A explicação é que o elemento visual representa um importante fator de nossa capacidade primária de poder perceber, captar, entender e descrever o mundo a nossa volta.

Muito do que aceitamos como fato, aprendemos, admiramos ou desejamos ter, vem através de imagens. Temos uma compreensão muito maior de uma coisa quando a vemos, mais que se apenas dela tivéssemos lido ou ouvido falar.

No fundo, esse exagero imagético decorre de um tipo especial de inteligência que todos nós temos: “inteligência visual”.

Inteligência visual

A inteligência visual ativa nossa criatividade e facilita o aprendizado, a compreensão e a transmissão de informações com o uso de imagens, gráficos, animações, mapas, vídeos, etc.

Todos nascemos com inteligência visual, em grau maior ou menor, mas potencialmente visuais. A publicidade, os novos meios de comunicação, e a popularização de novas tecnologias — computadores, smartphones e tablets — têm contribuído bastante para aguçar essa inteligência nas pessoas.

De onde vem isso?

Em 1983, Howard Gardner, um pesquisador de Harvard, publicou um livro chamado “Estruturas da Mente”. Nesse livro, ele apresentou o conceito das inteligências múltiplas, que consiste na ideia de que todos possuímos variados tipos de inteligência, dentre elas, a inteligência visual.

E quais seriam essas inteligências múltiplas?

Inteligência visual ou espacial: capacidade de pensar em forma de imagens, “visualizar” conceitos abstratos;

Inteligência verbal ou linguística: domínio e gosto especial por idiomas e pelas palavras;

Inteligência lógico-matemática: habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos;

Inteligência musical: habilidade para compor e executar padrões musicais;

Inteligência corporal ou cinestésica: capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo, e lidar fisicamente com objetos variados;

Inteligência interpessoal: habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros;

Inteligência intrapessoal: capacidade de se conhecer, de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresses;

Inteligência naturalista: habilidade para reconhecer e categorizar plantas, animais, minerais e outros elementos da natureza;

Inteligência existencialista: capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência humana, como o significado da vida, por que morremos, para onde vamos.

Segundo Gardner: todo ser humano possui as nove inteligências em níveis que variam de pessoa para pessoa; as inteligências múltiplas estão localizadas em diferentes partes do cérebro; elas podem trabalhar isoladamente ou em conjunto; elas podem ser ampliadas ou enfraquecidas de acordo com a dinâmica pessoal e cultural de cada um; é possível melhorar o aprendizado e a comunicação conhecendo-se a predominância de um ou outro tipo de inteligência em relação a outros.

Por isso, aqui estamos para estimular você a usar toda a força da sua inteligência visual nas atividades normais do dia-a-dia, profissionais, acadêmicas, ou até pessoais.

Inteligência visual

Nosso objetivo é trazer tudo que esteja relacionado ao uso do visual como forma inteligente e estratégica de você conseguir potencializar o aprendizado e a retenção de novos conteúdos, sua criatividade, e a comunicação de suas ideias e informações.

Como a gente faz isso?

Em primeiro lugar, queremos conscientizar você acerca do que está acontecendo de real a sua volta, agora, em todo o mundo.

Falamos aqui da forte tendência de hoje em dia de se usar a imagem, o visual, em tudo, como arma de apelo à clareza e à persuasão:

na publicidade e nos meios de comunicação;

no design dos produtos industrializados;

na moda e no comportamento das pessoas;

no entretenimento, no lazer e no esporte;

no ensino, no desenvolvimento de novas ideias, e na transmissão de informações.

Em segundo lugar, e mais importante, trazer até você continuamente novos conhecimentos sobre novas aplicações, materiais, recursos e ferramentas visuais que lhe permitam usá-los para ser mais criativo, mais organizado em seus pensamentos, e mais claro e preciso na hora de apresentar seus trabalhos e projetos.

Nesse conjunto de informações, tratamos desde o uso de um simples guardanapo ou moleskine para o desenho ou registro de uma ideia inesperada até softwares, da própria Internet, e de equipamentos, que possam ser adquiridos e usados sem grandes dificuldades pela maioria das pessoas comuns, profissionais, estudantes e pequenos negócios.

Queremos convidar você a se juntar a nós nessa jornada. Participe. Será um prazer ter a sua companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *